• Rainbow Mundial Brasil 2012 – BioRegião do Caparaó - ES

last modified January 8, 2012 by xaba

lua nova de janeiro (23/01) à lua nova de fevereiro (22/02) - lua cheia (07/02)

O Rainbow é um encontro de tribos, de pessoas que possuem um pensamento coletivo de trabalho conjunto e união, sendo sua maioria constituída de artistas, nômades, ecologistas, espiritualistas, integrantes de ecovilas/comunidades e pessoas que cultivam ideais de paz, amor, harmonia, liberdade, bem estar, diversidade, ecologia, ambientalismo, criatividade, respeito mútuo e comunidade, para um mundo melhor e mais integrado à natureza.

Sua estrutura de organização é semelhante a encontros autogestionados, sendo formadas comissões de trabalho de acordo com a devida necessidade para a realização de tarefas. Durante o encontro são realizadas diversas atividades propostas por qualquer pessoa presente, como oficinas de arte (teatro, música, dança, etc), técnicas terapêuticas, bioarquitetura e bioconstrução, etc ao mesmo tempo que são realizadas discussões sobre temas como sustentabilidade e humanidade, além da proposta de uma convivência coletiva e troca de experiências.

O encontro é realizado em três etapas: o Acampamento Semente, onde são construídas e preparadas as estruturas do encontro, podendo durar de uma a várias semanas; o encontro em si, tendo a duração de quatro luas (aproximadamente um mês); e o Acampamento Limpeza, onde o trabalho de limpeza e recuperação do local onde foi realizado o encontro é realizado, para amenizar possíveis impactos ambientais e restabelecer a ordem natural, ao mesmo tempo que todas as estruturas construídas são desmontadas, com duração semelhante ao Acampamento Semente.

No Rainbow são utilizadas diversas técnicas de Permacultura, um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis. Assim, são utilizados sistemas de captação de água das chuvas, compostagem da matéria orgânica acumulada na cozinha e, principalmente, no uso do sanitário seco, possibilitando que, ao invés dos dejetos humanos irem para a água, eles sejam condicionados à compostagem virando húmus e voltando para a terra sem causar qualquer tipo de impacto ambiental.

O primeiro Rainbow foi realizado no Colorado - USA em julho de 1972 e desde então ele tem sido realizado anualmente em terras de Parques Nacionais nos Estados Unidos e em diversos outros países do mundo durante todo o ano nas mais diversas circunstâncias sendo, de preferência, realizado em áreas remotas e em terras publicas.

As atividades comuns em um encontro são as que podem acompanhar em uma comunidade: pessoas cozinhando, cuidando das crianças, fazendo trilhas, tocando musica, visitando amigos, dançando, lavando pratos e realizando atividades físicas. Logo, durante os encontros ocorrem muitas atividades educacionais e/ou recreativas. Qualquer participante com habilidade e desejo pode focalizar (organizar/orientar de forma livre) quaisquer atividades, como uma caminhada, uma aula de yoga, participar de um show de talentos ou de um grupo de percussão.

Os encontros são gratuitos, não comerciais e abertos a todos e todas. Pessoas de todas as idades, sexo e religião podem participar. Não existem lideres estabelecidos ou condições baseadas em crenças. O guia principal é o respeito mútuo e pacífico. Geralmente, as pessoas no encontro chegam em uma postura de princípios de cooperação, tolerância e não-violência.

Existe uma grande empatia e consenso em minimizar o impacto sob a terra onde o encontro acontece. Todos reconhecem a importância em trabalhar em comunhão com os Serviços Florestais para que as terras sejam utilizadas em acordo mutuo com as seguintes especificidades: saúde, segurança e proteção ambiental.

Conforme o encontro vai finalizando e as pessoas saindo, todas as estruturas (barracas, lonas, cordas, barro, pedras) são desmanchados e levados embora. Fogueiras e latrinas são preenchidas e todas as áreas naturalizadas. Todo o lixo é retirado. A reabilitação da área é realizada inteiramente por uma equipe de limpeza. Normalmente essa tarefa é concluída entre 2 e 4 semanas após o termino do encontro. Existe o costume de se guardar todas as sementes dos alimentos utilizados no encontro para ao final serem plantadas nas localidades mais próximas ao evento. Os encontros têm tido uma excelente e bem documentada reabilitação da área utilizada para a realização do encontro.

A escolha de um local para a realização de um Rainbow é definido durante reuniões conhecidas como Círculos de Visões que ocorrem durante os encontros, sendo que, tais reuniões também podem ser realizadas para se discutir determinados assuntos e se tomar decisões coletivas por consenso. Assim, durante o Rainbow Brasileiro ocorrido no estado do Rio de Janeiro em Janeiro/2011, foi consensuado a realização do próximo Rainbow Brasileiro no estado do Espirito Santo, com indicativos de que o encontro ocorresse na região do Caparaó. Porém, durante o último Rainbow Mundial ocorrido na Argentina em Março/2011, foi consensuado de que o Rainbow Mundial 2012 ocorrerá em duas etapas, iniciando-se no Brasil e terminando na Guatemala. Com isso, o Rainbow Brasileiro a ser realizado no estado do Espírito Santo será, afinal, o Rainbow Mundial Brasil-Caparaó 2012.

A realização de um Rainbow Mundial no Caparaó tornará a região amplamente conhecida internacionalmente, pois um Rainbow Mundial costuma reunir pessoas de mais de 48 nacionalidades diferentes. Além disso, muitos novos conhecimentos e recursos poderão chegar à região, a partir de trocas de experiências realizadas durante o encontro e de novos projetos que podem ser implementados por pessoas que se interessem pela região. Como o encontro enfatiza a temática da consevação ambiental, sustentabilidade e alimentação saudável/orgânica, poderá ser realizada uma grande conscientização com as comunidades locais em relação à preservação da mata nativa, uso sustentável da floresta, insentivo à agricultura familiar e insentivo à produção de alimentos orgânicos, livre de agrotóxicos e adubos químicos.

Referências:

Manual Básico Rainbow - Guia do Acampado (em PDF)
http://dl.dropbox.com/u/52065875/manual%20basico.pdf  (versão para leitura - eBook)
http://dl.dropbox.com/u/52065875/versao%20para%20impressao.pdf (versão para impressão)

Site do Rainbow Brasil
http://rainbowbrasil.intergalactico.org

Wikipedia - Família Arco Íris
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia_arco-%C3%ADris

Wikipedia - Rainbow Gathering (em inglês)
http://en.wikipedia.org/wiki/Rainbow_Gathering

Fotos do III Rainbow Mundial - Brasil - Bahia - 2003
http://beingsane.multiply.com/photos/album/26/III_International_Rainbow_Gathering


RainbowGathering.eu & Rainbowgathering.net
- News, views and visions in and near the Rainbow Family World Wide.
http://rainbowgathering.eu / http://rainbowgathering.net